O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou, em pesquisa recente, que cerca de 60% das empresas fecham as portas com menos de cinco anos. Os principais motivos são a ingerência e acúmulo de dívidas. E você sabia que a falta de gestão de ponto eletrônico tem uma parcela relativa nesse número alarmante?
Controlar o horário de entrada e saída dos funcionários, de maneira digital, facilitou a vida de muitos negócios. Por outro lado, sem a devida atenção, esse tipo de ferramenta pode não trazer nenhum resultado ou ainda ser uma dor de cabeça para os responsáveis pelo controle. É disso que trataremos abaixo: por que a gestão de ponto eletrônico é importante para a sua empresa?
Evita processos trabalhistas
A divergência nos horários do ponto é um dos líderes de processos trabalhistas. Mesmo uma ferramenta eletrônica pode trazer problemas para a empresa que não sabe lidar com as informações de entradas, saídas, horas extras, tempo de intervalo, excesso de jornada de trabalho, entre outras situações.
Por isso, é preciso de uma gestão efetiva de ponto eletrônico: pegar todos esses dados, de maneira que nenhuma informação fique esparsa. Com o controle minucioso é possível evitar que alguns profissionais, que agem de má-fé em benefício próprio, possam comprometer sua empresa com ações trabalhistas futuras. Prevenção, aqui, é a sobrevivência da empresa.
Melhora a produtividade interna
Quando há a possibilidade de gerenciar o ponto eletrônico e discriminar, de maneira certa e simplificada, a jornada de cada trabalhador, tudo fica mais fácil. O ponto eletrônico permite organizar as ações de todos os profissionais e isso irá refletir na produtividade da equipe. Quanto mais cada um entender a cultura da empresa, melhor será sua autonomia para trabalhar.
Em outras palavras, um profissional que sabe quantas horas precisa cumprir – ou quantas ainda ‘deve’, tem maior facilidade de se organizar. Principalmente quando falamos de escalas, que possuem regimes diferenciados, a produtividade aumenta organicamente através de objetivos e metas que precisam ser alcançados no espaço de tempo que o profissional sabe que tem disponível.
É o método mais seguro
A gestão de ponto eletrônico é o método mais seguro na relação entre sua empresa e funcionários. Primeiramente, você oferecerá um serviço que será feito exclusivamente pelo próprio trabalhador, tornando-se impossível, em alguns casos, que qualquer pessoa externa altere – como os pontos de reconhecimento facial, que são únicos.
Ainda, dá segurança institucional, mostrando que seu negócio tem compromisso com as leis trabalhistas como a CLT; e a jurídica – como dito no primeiro tópico – que dará o respaldo necessário sobre a atuação dos empregados na empresa. No final das contas, podemos resumir que uma gestão do gênero evita grande parte das dores de cabeça dos empresários.
Análise de desempenho
Por fim, um recurso que pode ser maximizado pelo RH ou setores competentes da sua empresa: a análise de desempenho dos funcionários. Ao adotar medidas e critérios através da jornada de trabalho de cada um é possível enxergar talentos – como aqueles que cumprem os horários e respeitam a cultura organizacional.
Até quem se atrasa ou tem horas para cumprir, pode se encaixar como uma ótima ‘descoberta’ dentro da empresa: há funcionários que, com menos tempo, conseguem produzir mais. Traçar estratégias e ações corporativas internas, nesse sentido, possibilita um ganho que vai além do controle de entradas e saídas.
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